Itajaí inicia campanha de vacinação contra gripe nesta terça-feira

22/04/2014

Os moradores de Itajaí começaram a receber nesta terça-feira a vacina contra a gripe. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças, que agora vai de seis meses a quatro anos. Além dos pequenos, a Campanha Nacional de Vacinação contempla pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias depois do parto), presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

O público-alvo da vacinação em Itajaí é de 33.964 pessoas, mas a meta é vacinar 80% dessa população até o dia 09 de maio, quando encerra a campanha.

— Essa meta de 80% é estabelecida pelo Ministério da Saúde, que adota esse padrão em todo país— explica a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica, Rachel Marchetti.

No Brasil, o público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas. Por todo país, serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial para Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Em Itajaí, a vacina é oferecida em 24 unidades de saúde e ainda no PAM; US Cidade Nova II e no CEREDI. O horário de funcionamento é de acordo com a sala de vacinação de cada local. No próximo sábado será o dia D da vacinação e todas as unidades abrirão das 8h às 17h.

O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. Por isso, a vacinação iniciou antes do inverno, já que criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose.

Fonte: O SOL DIÁRIO

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente