Santa Catarina já registra 11 dias de neve no inverno deste ano

27/08/2013

O inverno deste ano já registrou 11 dias de neve em mais de 150 cidades de Santa Catarina. Isso não acontece há 14 anos. O agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, não se descarta a possibilidade de quebra de recorde. Em 1990, segundo ele, nevou durante 12 dias no Estado. O fenômeno também já está entre os cinco maiores em abrangência e intensidade.

>> Neve pode ser registrada até o começo da tarde em cidades de SC

— Tivemos neve parecida com essa em 1990, 1988, 1984 e 1981. Pode não ter acontecido no mesmo número de municípios, ou com a mesma quantidade, mas foram parecidas com o que aconteceu neste ano — revelou.

Coutinho explicou que a maior neve que atingiu o Estado foi em 1965, quando nevou da fronteira da Argentina até o Litoral. Mas, ele considerou a nevasca daquele ano fora dos padrões e, por esse motivo, não compara com as outras nevadas no Estado.

Em 2013, de acordo com ele, todos os municípios do Planalto Norte e quase todos da Grande Florianópolis vivenciaram o fenômeno. Na cidade de São Joaquim, que segundo ele é a mais propícia para ocorrência de neve pela posição geográfica, já nevou nove dias, quatro dentro do município. Nesta terça-feira, os flocos caíram sem parar durante cerca de quatro horas.

— A última vez que nevou bastante tempo foi em 2010, quando caíram os flocos durante seis horas no Centro. Em alguns locais caiu de 15 a 18 horas sem parar. Foi em agosto — contou.

O acúmulo de neve, nesta terça-feira, em São Joaquim ficou em quatro centímetros no Centro e em sete centímetros no Cruzeiro, interior do município.

Nevasca ou nevada?

Santa Catarina raramente registra nevascas. O fenômeno que aconteceu na terça-feira e nos outros 10 dias desse inverno pode ser caracterizado como nevada. Coutinho explicou que a nevasca vem normalmente com vento e traz estragos e imprevistos para a população.

— Nossa neve é mais úmida do que a do Canadá, por exemplo. Por isso, a neve aqui não tem muito volume. Então, chamamos o acúmulo de neve aqui de nevada — comentou.


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente