Chope em metro, principal competição da Oktoberfest de Blumenau, terá bebida sem álcool

22/05/2013

O chope em metro terá um sabor diferente na edição deste ano da Oktoberfest. A competição, que ocorre desde a primeira festa, há 30 anos, será com chope sem álcool. A medida foi adotada pelo Parque Vila Germânica e aprovada pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

A explicação, segundo o presidente da Vila, Ricardo Stodieck, é porque esta é a primeira festa depois da tolerância zero da Lei Seca. As mudanças também chegaram na cervejaria oficial do evento, que deverá, entre outras coisas, promover campanhas sobre o consumo consciente de álcool.

_ Nós não enxergamos esta decisão como um desestímulo à competição do chope em metro. Estamos pensando na questão de educação, de conscientização. Não consigo imaginar que alguém vai deixar de se inscrever porque o chope será sem álcool. Isso vai facilitar até para quem quer participar da brincadeira, mas precisa dirigir _ comenta Stodieck.

Vencedora do chope em metro nas edições de 2009 a 2011 da modalidade feminina, Gisele Soraia Groh acredita que o chope sem álcool não vai tirar a graça da brincadeira:

_ Acho interessante a medida. As pessoas não vão lá para degustar o chope, mas sim
pela questão de participar, de competir e fazer parte da festa.

Charles Pereira, vencedor de cinco edições do chope em metro masculino, discorda. Alega que a imprudência de pessoas inconsequentes não deve ser descontada
na competição:

_ Nunca vi ninguém que fosse para a Oktober para tomar apenas uma tulipa. Nessas condições, eu não participaria _ comenta.

A medida também repercutiu entre as cervejarias. Para Leandro Schmitt, gerente de produção da Das Bier, de Gaspar, a decisão pode ser até válida para conscientizar. No entanto, ele chama a atenção em relação à falta de estrutura para os que querem apreciar a bebida:

_ É necessário que se coloque à disposição das pessoas uma frota maior de ônibus e táxis, para o retorno seguro. Do modo como ocorre, hoje, não há segurança.

A administração do parque estuda, em conjunto com o Seterb, mecanismos de infraestrutura para aumento da frota de táxi, transporte coletivo, vans ou micro-ônibus.


Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente