Ketchup pode ser retirado do mercado devido à presença de pelos de ratos

19/02/2013

A Proteste Associação de Consumidores está pedindo a retirada preventiva do mercado do lote 2C30 do Tomato Ketchup Heinz, 397 gramas, devido à presença de pelos de ratos. A irregularidade no produto foi detectada por exame microscópico. As amostras foram compradas em supermercado de São Bernardo do Campo, São Paulo, no final do ano passado. As análises feitas com o produto, indicam que há problemas graves de higiene, além da falta de cuidados mínimos para a fabricação ou acondicionamento do ketchup.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já foi acionada, pedindo a retirada do lote do mercado mesmo antes da conclusão das demais avaliações, em função da gravidade dos fatos e do risco à saúde do consumidor.

Procurada, a Heinz Brasil, representada pela Quero Alimentos, questionou, por meio de nota, o teste realizado e ressaltou que a "qualidade e a segurança alimentar são primordiais" para a marca.

— Nossa companhia não teve a oportunidade de avaliar o produto em questão ou de validar a precisão do teste do produto. Com base em nossos rigorosos programas de qualidade e segurança temos razões para questionar o teste e não temos nenhuma evidência de problemas de segurança com o produto. Nossos processos produtivos são desenhados para assegurar a mais alta qualidade e segurança para nossos consumidores no Brasil — afirma a empresa no comunicado.

A Anvisa acionou o órgão de Vigilância Sanitária do estado de Goiás, onde está sediada a Quero, para que "adotem as medidas legais cabíveis para verificar o cumprimento da legislação sanitária vigente". A Anvisa aguarda para esta terça-feira o resultado da avaliação da Vigilância Sanitária.

Fonte: HORA DE SANTA CATARINA

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente