Bebê de um mês de vida raptado em Florianópolis e recuperado em São Paulo volta para a família nesta

15/02/2012

Depois de quase uma semana de desespero e apreensão da família, a vendedora ambulante Lucilene Varela volta nesta quarta-feira para sua casa, na Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis, com a pequena Vitória. O bebê que tem um mês de vida e foi raptado por Francieli Louise Machado Mendes, de 19 anos, na última sexta-feira.

A chegada das duas está prevista para 18h40min no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na Capital. Elas vêm de São Paulo, para onde Francieli havia fugido.

De acordo com o Delegado Renato Hendges, Francieli foi presa na Zona Leste de São Paulo. Ele explicou que denúncias de vizinhos do local onde a jovem estava escondida ajudaram a polícia a localizar a suspeita.

Antes de ser entregue para Lucilene, a bebê passou pelas mãos de conselheiros tutelares de São Paulo. Vitória não apresenta sinais de ferimentos, segundo a polícia.

Francieli foi encaminhada para a Central de Flagrante de São Paulo. Ela também deve ser trazida para Florianópolis, mas ainda não há previsão de quando isto deve ocorrer.

Na noite de terça-feira, quando estavam na sede da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), os pais de Vitória sorriam mais aliviados, apesar da vontade de reencontrar logo pela menina. Mesmo com o sumiço da filha

— Estamos angustiados, queremos ver ela o mais rápido possível — disse o pai da criança, Cristiano Gonçalves, de 32 anos.

A polícia pediu a prisão temporária de Francieli Louise Machado Mendes, 19 anos, suspeita de ter desaparecido com um bebê de apenas um mês de vida, de uma casa no morro da Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis, no dia 10. A justiça ainda não se manifestou sobre o pedido.

O caso, inicialmente registrado na 6ª Delegacia de Polícia, na Capital, foi repassado para a divisão Antissequestro da Deic.

Uma das frentes de investigação trabalhava com a hipótese que Francieli estivesse em Joinville, no Norte de SC, onde moram os pais adotivos dela.

No entanto, como também tem parentes em São Paulo, a polícia seguiu esta hipótese e acabou localizando a mulher e o bebê.

A Deic informou que Francieli nasceu em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A polícia afirma que ela está grávida de três meses.

Sob o mesmo teto

Vitória, o bebê recém nascido, é filho de um casal gaúcho da cidade de Caxias do Sul. A vendedora ambulante Lucilene Varela, que mora na Caieira do Saco dos Limões, abrigou o casal com o bebê em sua casa depois de vê-los na rua, na quinta-feira à noite.

Na mesma casa da ambulante morava a jovem Francieli, namorada do filho de Lucilene. Desde sexta-feira, Francieli sumiu com a criança após o casal entregá-la no Mercado Público, no Centro, para que a levasse para casa.

Lucilene e o casal passaram a tarde desta segunda-feira dando depoimento na Deic. Eles disseram que desde sexta-feira não conseguiram falar mais com Francieli. Para a polícia, não se trata de sequestro porque não houve pedido de resgate, e sim de subtração de incapaz, cuja pena é de detenção de dois meses a dois anos.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente