Apreendido adolescente com 32 passagens pela polícia, três só esta semana em Chapecó

27/10/2011

A apreensão de um adolescente de 17 anos em Chapecó no início da madrugada desta quinta-feira exemplifica em números o crônico problema de reincidências de crimes. O jovem tem em passagens pela polícia quase o dobro da própria idade. Em apenas nove meses, o rapaz identificado pelas iniciais R.A. esteve 32 vezes em delegacias da cidade do Oeste catarinense — entre fevereiro e outubro deste ano — três só esta semana.

Na segunda-feira, foi apreendido por furto e liberado. Na terça-feira, foi apreendido por furto e liberado. Nesta quinta-feira, seguiu a tendência: foi apreendido por furto e liberado. Liberado porque furto é um crime de menor potencial ofensivo, explica o juridiquês.

— Isso atrapalha o trabalho da polícia. Precisamos atender ocorrências de crimes cometidos por adolescentes que já foram apreendidos. Nossos planejamentos de combate à criminalidade vão por água abaixo. Estamos secando gelo — desabafou o sargento da Polícia Militar em Chapecó Cleomar Lanzarin.

No momento do flagrante desta quinta-feira, R.A encontrava-se no interior de uma loja de peças de veículos no bairro Efapi. De novo os policias militares balbuciaram "de novo!" ao ver o adolescente segurando a chave de fenda usada para arrombar o estabelecimento.

O jovem é um dos que engordam a estatística de 95% de reincidência nos casos de furtos e roubos registrados em Chapecó, segundo a PM.

— E não é uma ou duas. A maioria dos adolescentes pegos novamente já têm mais de 10 passagens — destacou o sargento.

Duas horas depois de ser entregue pela PM na delegacia de polícia, R.A ganhou as ruas. Vai acompanhar em casa o desenrolar na Justiça de mais um flagrante.

— Já temos o telefone da família dele separado. Os parentes vem aqui para fazer a liberação. Na saída, vai cada um para um lado. Só no meu plantão, já teve quase umas 10 vezes na delegacia — lamentou um agente policial.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente