Quinto caso de meningite viral é confirmado em Joaçaba

21/10/2011

Mais um caso de meningite foi confirmado em Joaçaba, no Meio-Oeste, nesta sexta-feira pela manhã. É o quinto aluno doente do Centro de Educação Infantil Girassol. A paciente tem dois anos de idade e passa bem.

Com a confirmação deste quinto caso, o contágio viral já é considerado um surto no município. Duas das crianças que estão com meningite são da mesma família. As vítimas têm entre dois e nove anos de idade, estudam no Girassol e estão internadas.

Um dos meninos que contraiu a doença, que tem sete anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Miguel. Ele não corre risco e deve ser transferido para o quarto nos próximos dias.

Diante do surto, a escola já suspendeu as aulas duas vezes nesta semana e deve retomar as atividades somente na segunda-feira, por medida de precaução. Todos os alunos serão monitorados por pelo menos 10 dias, para ver se mais alguém apresenta os sintomas da doença.

Conforme a Gerencia Regional de Saúde de Joaçaba, não há motivos para que os alunos deixem de comparecer às atividades escolares porque todos os ambientes foram higienizados.

Segundo a enfermeira Cleci Lucini, o contágio da meningite viral é semelhante ao de uma gripe comum e pode ocorrer em qualquer lugar, se não houver cuidados básicos. Além dos alunos do Girassol, não há outros casos confirmados em Joaçaba.

As orientações para evitar a doença são as mesmas que impedem o vírus H1N1. É necessário lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel, utilizar um lenço na hora de tossir e manter os locais arejados.


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente