Jovens são flagrados fazendo racha de motos na BR-101 no Sul de Santa Catarina

28/09/2011

Dois jovens foram flagrados fazendo racha de motos na BR-101 em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, na tarde de terça-feira. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu a corrida ilegal após receber um denúncia.

Quando os agentes da PRF chegaram ao km 341 da rodovia, viu os dois motociclistas praticando o racha. Ao serem abordados pela polícia, os jovens de 18 e 19 anos, que estavam em motos modelo Honda CG 150cc, saíram da BR-101 e fugiram para uma rua, mas acabaram detidos em seguida.

Os dois homens tiveram os veículos apreendidos e responderão a um termo circunstanciado. Um deles teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) retida. O outro rapaz não possuía CNH. Após a assinatura do termo, os dois foram liberados.

O que diz a lei

Os rachas são enquadrados no artigo 173 de Código de Trânsito Brasileiro e punidos como "disputa de corrida por espírito de emulação" em vias públicas. Ou seja, correr por causa do estímulo de uma rivalidade. Flagrado cometando a infração classificada como gravíssima, o motorista recebe uma multa (três vezes), tem a carteira de habilitação apreendida e o veículo recolhido.

Quando acontece algum tipo de dano material a bens públicos ou terceiros, o racha pode ser caracterizado como crime, de acordo com o artigo 308 do código. Detenção de seis meses a dois anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor são a punições previstas.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011

ITAJAÍ/SC - 47 3368-6248 - regulacao@sdreguladora.com.br - Rua Almirante Tamandaré. 393 - Centro - CEP: 88301-430
QUAX Design Inteligente